• Boas Vindas
  • Instalações
A Associação Cultural da Beira Interior visa prioritariamente, o desenvolvimento cultural de toda a região do interior de Portugal.

Baseada em princípios sólidos, comprovados ao longo dos anos, a ACBI tem um papel importante tanto culturalmente como socialmente e nas mais variadas faixas etárias.

Sedeada no interior de Portugal, mantêm no entanto, parcerias em todo o País assim como em variados países, com especial incidência na Europa.

A maioria dos seus projectos incide sobre a área musical, embora as outras artes estejam presentes com regularidade.

A ACBI é uma mais valia cultural de toda a região, estabelecendo parcerias com Câmaras locais que se revelem importantes e eficientes na área da cultura.


Escolinha do Zéthoven 2017/2018

Encontram-se abertas as inscrições para o ano lectivo de 2017/2018, na Escolinha do Zéthoven.

Descarregue aqui o formulário de inscrição, preencha-o e envie por e-mail para geral@acbi.pt.

As nossas instalações.

Auditório Bar Biblioteca Hall de Entrada Hall Superior Sala de Coro
Auditório Bar Biblioteca Hall de Entrada Hall Superior Sala de Coros


Sala de Espera Sala de Informática Sala de Formação Musical Sala de Percurssão Sala de Piano Sala de Reunioes
Sala de Espera Sala de Informática Sala de Formação Musical Sala de Percurssão Sala de Piano Sala de Reuniões


  • Curriculo
  • CD's
  • Digressões
  • Próximos Concertos
  • Concursos
  • Maestro

O Coro Misto da Beira Interior (ex-Coro Misto da Covilhã) iniciou as suas actividades em 1989 sob a Direcção do Professor Luis Cipriano, ainda integrado no Conservatório local, realizando o seu primeiro concerto em 4 de Fevereiro de 1990, na Igreja de St. Maria , na cidade da Covilhã.
Desde então tem apresentado concertos com diferentes repertórios, visando os vários séculos da história da Música Coral.
Constam no seu repertório obras como, as Missas Brevis em Fá M, Dó M, Sol M, Ré m e Requiem de Mozart, Missa Stª Cecília de C. Gounod, “O Messias” de Haendel, Cantatas de Buxtheúde, “Oratória de Natal” , “Ode á Covilhã” e “Requiem” para Coro e Orquestra Sinfónica de Luis Cipriano. Dos programas à “Capela” constam Espirituais Negros, Música Popular Portuguesa e obras da renascença ao séc XX..
Em 1995, atingiu pela primeira vez, a final do Concurso da Juventude Musical Portuguesa.
Em Setembro de 1996, tornou-se independente em relacção ao Conservatório da Covilhã, marcando assim a sua nova estrutura e assumindo o papel de Associação Cultural da Beira Interior.

Em Portugal efectuou concertos por todo o Pais, com destaque para as cidades de Covilhã, C. Branco, Lisboa (Sé Catedral, Mosteiro dos Jerónimos, Ministério da Agricultura, Museu Gulbenkian(5), Estádio Nacional, Expo 98), Guarda, Pinhel, Porto, Palmela, Guimarães , Faro, Tomar, Évora, Viseu, Braga, Coimbra, Ilha da Madeira, etc.

Em Julho de 1998 participou na Semana Internacional de Música do Luxemburgo, onde sob a Direcção do maestro Richard Hortien, interpretou a Missa Solene de St. Cecília de C. Gounod, com uma orquestra formada por jovens de toda a Europa.
Estreou Bethlehem 2000 Christmas Oratorio, na Cidade de Belém na Palestina, para assinalar os 2000 anos do nascimento de Cristo, e participou na mesma cidade no Concerto de Natal no dia 24 de Dezembro de 1999. Em Israel realizou o concerto de Abertura do Nazareth 2000.
No dia 31 de Dezembro de 1999, a cadeia de televisão Americana ABC, escolheu um Concerto do Coro Misto da Covilhã para um programa “Os Melhores Natais do Mundo”.
No dia 26 de Abril de 2000 estreou a " 2ª Sinfonia “Pedro Alvares Cabral” de Luis Cipriano na Vila de Belmonte integrada nas Comemorações dos 500 Anos da descoberta do Brasil.
Em 2001 na Venezuela, foi distinguido pela Câmara de Montalvan e pela Universidade de Carabobo com o Diploma de Mérito Cultural.
Em Maio de 2002 ganhou a Medalha de Prata no 4º Concurso Robert Schumann , na Alemanha.
Em Outubro de 2002, participou nas Olímpiadas Corais na Coreia do Sul, tendo ganho na Final, duas Medalhas de Bronze nas Categorias de Música Sacra e Música Contemporânea.

Em Junho de 2003, apresentou, em estreia nacional, a Missa em Sol Maior (para a coroação de Luis XVIII) de Luigi Cherubini.
Em Abril de 2007, no 11º Concurso de Budapeste, ganhou uma Medalha de Ouro na classe Coros Mistos e duas de Prata nas classes Coro Feminino e Coro Juvenil.

Realizou a abertura do Festival cinamatográfico IMAGO por seis vezes. Realiza há 16 anos consecutivos o projecto Natal para Todos que consiste em concertos em centros de solidariedade social. Realizou mais de 450 concertos, sendo os mesmos em 26 paises diferentes e gravou 14 CDs.



Coro Misto da Beira Interior

Em actualização...

Coro Misto da Beira Interior
17 de Dezembro 2011 – Abrigo S.José, Fundão – 15.00h
17 de Dezembro 2011 – Centro Paroquial e Bem Estar Social, Valverde – 17.00h
18 de Dezembro 2011 – Centro Paroquial de Assistência, Souto da Casa – 10.00h
18 de Dezembro 2011 – Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, Alpedrinha – 11.30h
20 de Dezembro 2011 – Escola Serra da Gardunha
21 de Dezembro 2011 – Concerto de Natal da ACBI – Auditório ACBI – 21.00h – Entrada Livre
22 de Dezembro 2001 – Concerto de Natal – Igreja Matriz, Alcains – 21.00h – Entrada Livre

Projecto Zéthoven


Projectos ACBI
18 de Dezembro 2011 – Centro Comercial Serra Shopping, Covilhã – 18.00 h
21 de Dezembro 2011 – Centro Comercial Serra Shopping, Covilhã – 17.00 h
23 de Dezembro 2011 – Centro Comercial Serra Shopping, Covilhã – 17.00 h


Iniciou os seus estudos musicais , pela mão do professor Carlos Gama . Completou o Curso de Composição , com o professor Cristopher Bochman em 1988 , e realizou estágio pedagógico , na Escola Eugénio de Castro em Coimbra nos anos de 1985 e1986.
Enquanto na cidade de C. Branco , dirigiu o Grupo de Câmara de Percussão , o Coro Feminino Schola Cantorum e a Camerata de C. Branco.

No ano de 1998 , conquistou uma Menção Honrosa , no Concurso “ Novos Valores da Cultura “ . No mesmo ano obteve o 1º Prémio em Musica de Câmara no 2º Concurso da Juventude Musical Portuguesa e em 1990 , o 3º prémio , no referido concurso e dentro da mesmas classe.

Foi percussionista  e tímpaneiro da Orquestra das Escolas de Musica Particulares de 1988 a 1992 . Recebeu o 1º prémio de Composição no Concurso da “ Sociedade Histórica da Independência de Portugal “ em 1991 . Foi percussionista , da Orquestra da” Semana Internacional de Luxemburgo “ , nos anos de 1990 e 1991 . Nos anos de 1992 a 2002 , foi compositor convidado tendo dirigido esta Orquestra na apresentação de obras suas . Compôs 12 Missas para  Orquestra Sinfónica e Coro , Trios , Quartetos , Sextetos e Octectos para diversos tipos de formação de Câmara , duas Oratória de Natal , uma Ode à Covilhã , duas Sinfonias , um Requiem, assim como inúmeras obras corais e orquestrais. Compôs obras para cinema e teatro.

Em Fevereiro de 1997 foi-lhe atribuída a “ Medalha Especial de Ouro “ pela Union Grand-Duc Adolphe do Luxemburgo em reconhecimento dos seus méritos culturais . Em Abril de 1998 foi recebido por Sua Santidade o Papa João Paulo II , a quem entregou as suas obras litúrgicas. Em 1999 recebeu o Prémio da Cultura, do Jornal “Gazeta do Interior” .
Em Janeiro de 1999 foi o Compositor escolhido pela Palestina para compor a Oratória de Natal a estrear em Belém para assinalar os 2000 anos do nascimento de Cristo . 
Foi Conselheiro da Olimpíadas Corais que decorreram em 2004 em Bremen na Alemanha e em 2006 em Xiamen na China, tendo sido recentemente convidado para o mesmo cargo em Graz na Áustria em 2008.

Em 2007 foi distinguido pelo Governo Civil de Castelo Branco pelos seus méritos culturais. Em 2008 foi novamente condecorado pela Union Grand-Duc Adolphe do Luxemburgo com a Medalha Especial de Ouro .Em 2008 foi escolhido pela editora Lazry&Simon, Alemanha, para figurar num livro onde constam 600 pessoas de destaque, de todo o mundo ligadas á musica coral. Foi Conselheiro dos Worls Choir Games em 2004 em Bremen na Alemanha, em 2006 em Xiamen na China,em 2008 em Graz na Áustria, em 2010 em Shaoxing na China e em 2012 em Cincinnati nos USA. Gravou 23 CDs

Apresentou o programa televisivo “Zéthoven” na RTP 1, produzido por Teresa Guilherme

É professor do quadro da Escola Serra da Gardunha . Actualmente é Maestro Titular da Orquestra Clássica da Beira Interior, Maestro do Coro Misto da Beira Interior, desde a sua fundação e Maestro do Coro Juvenil da Beira Interior. É Director Musical da academia de Música de Pinhel. Ganhou em concursos corais duas Medalhas de Bronze em 2002 na Coreia do Sul, uma Medalha de Prata na Alemanha em 2002 e em 2007 duas de Prata e uma de Ouro em Budapeste na Hungria.



Maestro Luis Cipriano
O Projeto Zéthoven tem agora uma nova páguina em www.zethoven.acbi.pt















A aprendizagem musical, é um dos factores essenciais no desenvolvimento da criança. Assim no Projecto Xuxa com Notas, damos primazia ao desenvolvimento da Coordenação Motora, da Memória Auditiva, do Sentido de Estética e da Capacidade Criativa, para que a criança possa ser saudável do ponto de vista intelectual e desenvolver capacidades que lhe permitam um futuro melhor.

A Escolinha do Zéthoven é uma escola de música onde na sua essência se respeita o ritmo de aprendizagem do aluno, embora no sentido ascendente fugindo assim ao tipo de ensino musical oficial onde os alunos devem cumprir os anos independentemente das suas capacidades e faculdades. Têm como obrigatório a Formação Musical e uma classe de conjunto que poderá ser Coro ou Grupo de Percussão podendo a crianças optar pelo estudo do instrumento (Piano, Violino ou Guitarra). Na Escolinha do Zéthoven, os alunos apresentam-se regularmente em público, desde que preparados para tal, pois o palco será sempre o local de desaguar de qualquer actividade musical. Tem também como característica o baixo custo para a frequência da mesma de modo a todos a poderem frequentar. Também devido a este factor, o não aproveitamento por parte dos alunos pode ser motivo de exclusão da mesma. Embora não sendo uma escola oficial, já foram alguns os alunos que propostos como externos pela ACBI, obtiveram habilitações em Conservatórios oficias e também alunos houve que acederam directamente ao ensino superior de música. A Escolinha do Zéthoven, como escola não subsidiada vive essencialmente dos seus resultados, daí a sua exigência

Os Coros Infantis e Grupos de Percussão são formas de iniciação musical onde prevalece a mais valia do trabalho em grupo. Este tipo de formação permite às crianças e aos jovens uma primeira abordagem musical na sua vertente prática que mais tarde lhes provoca o sentimento da necessidade do estudo da Formação musical de modo a poderem evoluir dentro dos próprios grupos. Realizam concertos de forma regular, embora mais na vertente pedagógica junto de outras crianças, nomeadamente em escolas. No caso do Coro têm neste projecto a possibilidade da realização de concertos com Orquestra, assim como a iniciação à música Sacra, deveras importante em toda a história da Música Coral.

O Projecto Zédp é um projecto de cariz social através da música mas numa vertente que permita às crianças que o mesmo se torne numa possibilidade de futuro. o Projecto propõe-se marcar a diferença, encontrando nas crianças capacidades musicais, que encaminhadas e devidamente acompanhadas possam encarar o futuro de modo diferente e não beneficiar unicamente de forma pontual das actividades que lhes são propostas. O Projecto Zédp têm claramente a intenção de inserir socialmente assim como conseguir orientar profissionalmente e musicalmente as crianças que nele intervêm.



Ser Amigo do Zéthoven é ser amigo da cultura e de crianças que têm na música a sua realização e parte da sua educação. Ser amigo do Zéthoven é ser amigo do futuro e das crianças que amanhã serão adultos, que poderão não ser músicos mas serão decerto adultos melhor formados.

Faça o seu donativo para o NIB: 0079 0000 2408 9061 1017 6, estará a contribuir para muitos dos projectos que tornam as nossas crianças mais felizes.

Nota: A ACBI é majorada a 130% e será enviado o recibo comprovativo. No site www.acbi.pt será publicada a listagem de todos os "Amigos do Zéthoven" caso não pretendam o anonimato. Para mais esclarecimentos contactar 275 322 151 ou geral@acbi.pt

 

  • Pinhel
  • Mação
  • Figueira C. Rodrigo

Coro Infantil da Beira Interior

Em actualização

Pinhel

Em actualização

Mação

Em actualização

Figueira C. Rodrigo

Em actualização
  • Pinhel
  • Figueira C. Rodrigo
  • Mação
  • Nisa

Grupo de Percussão da Beira Interior

Grupo de Percussão da Beira Interior

O Grupo de Percussão da Beira Interior, iniciou as suas actividades em 2001 sob a direcção do professor Paulo Poço, realizando o seu primeiro concerto a 27 de Junho de 2001 na Cidade da Covilhã.

O grupo é formado por crianças dos 10 aos 16 anos.

Realizam a maioria dos seus concertos em Escolas do 1º Ciclo e 2º Ciclo, sendo esses concertos de vertente pedagógica onde se explicam os diversos instrumentos de percussão definida e não definida.

Em 2007 gravaram o seu primeiro Cd, "Zéthoven e a Percussão" tendo o concerto de lançamento se realizado na Cidade de Pinhel.

Nesse mesmo ano foram convidados a participar no programa televisivo da SIC "Fátima".

Ainda em 2007 foram convidados a participar na "Semana Internacional do Bebé" evento realizado no Centro Hospitalar Cova da Beira.

Em Fevereiro de 2008 realizaram um Concerto na Cidade de Pinhel a convite do Município.

No Mês de Dezembro de 2008 realizaram 4 concertos integrado no projecto "Natal para Todos" nas localidades de Tortosendo, Mação, Vila Velha de Ródão e Fundão.

Em Fevereiro de 2009 participaram no programa "Grande Reportagem SIC" sobre o projecto Zéthoven.
Em Março de 2009 Estiveram presentes no programa transmitido em directo da Associação Cultural da Beira Interior "Portugal em directo - RTP1"

Em Janeiro de 2010 participaram no programa da RTP 1 "Portugal no Coração" e realizaram o concerto de Abertura da "Leadership Conference" na sala Suggia na Casa da Musica do Porto.


Pinhel

Em actualização

Figueira C. Rodrigo

Em actualização

Mação

Em actualização

Nisa

Em actualização
A Orquestra Clássica da Beira Interior é uma orquestra formada essencialmente por jovens de todo o país, que frequentam Escolas de música tanto a nível secundário como superior, sendo por vezes mesclados com profissionais.

È uma Orquestra não permanente, que funciona por épocas com programas predefinidos.

È também a oportunidade de muitos jovens terem apoio económico de modo a custearam os seus estudos, aliado ao facto de contribuir para o desenvolvimento cultural das regiões do Interior.

Orquestra Clássica da Beira Interior
  • SIM - Luxemburgo
  • Workshops


A ACBI em parceria com Instituições nacionais e internacionais organiza estágios para jovens músicos. A Semana Internacional de Música do Luxemburgo (SIM) é um exemplo destes estágios onde a ACBI é parceira desde 2003 e que tem lugar no mês de Julho na cidade de Ettelbruck. Em 2011 a ACBI foi parceira na organização da European Union Youth Wind Orchestra. Também organizou por duas vezes o estágio da Orquestra de Jovens da UGDA (Luxemburgo) que decorreram em Portugal em 1998 e 2008.









Os workshops ACBI pretendem em alguns casos a primeira abordagem musical e em outros o desenvolvimento do trabalho realizado no Projecto Zéthoven. Para crianças dos 3 aos 12 anos esta iniciativa promove a cultura musical na sua parte prática com actividades de coro e percussão, assim como as crianças têm o primeiro contacto com os instrumentos da Orquestra. Com duração de uma manhã e parte da tarde, com almoço servido pela ACBI os mesmos terminam com um pequeno concerto como forma de mostrar o trabalho desenvolvido e como fonte de motivação para as crianças.







  • Escolinha do Zéthoven
  • Academia de Música de Pinhel

Academias

Em actualização

Escolinha do Zéthoven

Em actualização

Academia de Música de Pinhel

Em actualização

08.07.2013
Câmara da Covilhã condenada
Conheça a postura da autarquia da Covilhã em todo o processo que a ACBI lhe moveu e perceba como o dinheiro dos nossos impostos são utilizados
ver mais

07.11.2012
Dia 9 de Novembro Luis Cipriano estará em Barbezieuz, França, para assistir ao lançamento do CD Zéthoven e a Europa. O mesmo constará de um concerto com crianças da região Pays-sud-Charente.
ver mais

06.11.2012
Após ter recorrido ao Tribunal Administrativo Central do Sul, a Câmara da Covilhã viu novamente a sua causa perdida a favor da ACBI. Tentam agora o Supremo pois ainda não perceberam que os Tribunais são para apurar a verdade e não para ganhar tempo.
ver mais

05.11.2012
O Novo CD da série Zéthoven surge esta semana junto ao público. Trata-se de album Zéthoven e a Europa gravado com crianças portuguesas e francesas. Os promotores desde trabalho são a Raia Histórica, Pró-Raia, Douro Superior e Pays-sud-Charente.
ver mais

26.10.2012
O Coro Misto da Beira Interior parte dia 27 de Outubro para a Polónia onde irá realizar 3 concertos nas cidades de Kielce, Morowica e Busko – Zdrój cidades da região de Województwie Swiętokrzyskim. O convite foi feito pelo Governador do Distrito e será apresentado o novo CD do Coro „FADO”.
ver mais

24.02.2012
O Projeto Zéthoven tem a partir de agora uma nova páguina, em www.zethoven.acbi.pt
ver mais

23.01.2012
No Domingo passado, dia 22 de Janeiro, realizou-se pelas 16 horas no auditorio da Associação Cultural da Beira Interior, a "Audição D'Inverno" nas classes de piano e guitarra.
ver mais

09.12.2011
O Projecto Zéthoven deu os seus primeiros passos em França preparando cerca de três dezenas de crianças para a gravação do próxima CD, intitulado Zéthoven e a Europa I. O mesmo será gravado em francês e português nos próximos dias 2 e 3 de Março.
ver mais

22.11.2011
O Coro Misto da Beira Interior irá realizar 4 concertos, inseridos no Projecto "Natal para todos", na sua 15ª Edição, que tem lugar no Concelho do Fundão.
ver mais

21.11.2011
No dia 21 de Dezembro, terá lugar o concerto de Natal da ACBI, no Auditório da sede pelas 21 horas na cidade da Covilhã.
ver mais

21.11.2011
O Grupo de Percussão da ACBI irá realizar três concertos de Natal no Centro Comercial Serra Shopping. Os mesmos serão dia 18 de Dezembro pelas 18 horas e dias 21 e 23 pelas 17 horas.
ver mais

26.04.2010
A ACBI proporcionou no passado dia 23 de Maio uma experiência inesquecível a cerca de 130 crianças do interior do país, permitindo-lhes assistir pela primeira vez a um espectáculo de ópera.
ver mais

26.04.2010
O Palácio de Belém dedicou o Dia Mundial da Criança ao projecto Zéthoven. Assim dois workshops para crianças de Lisboa e dois concertos nos jardins do Palácio preencheram este dia dedicado aos mais novos.
ver mais

26.04.2010
No próximo dia 10 na Igreja de S. Tiago, na cidade da Covilhã, o Coro Misto da Beira Interior fará o concerto que assinala os seus 20 anos, e que terá a particularidade de nele participarem inúmeros antigos elementos do Coro.
ver mais

26.04.2010
No próximo dia 10 na sede da ACBI, na Covilhã, será feito o lançamento do Livro "Memórias que contam" de Luís Cipriano, onde na primeira pessoa é relatado os 20 anos do Coro Misto da Beira Interior.
ver mais

26.04.2010
Foi lançado no passado dia 1 de Junho, no Museu da Presidência da Republica, o Livro "Zéthoven e Beethoven" que numa agradável conversa entre ambos se dá a conhecer a vida daquele que foi um dos mais brilhantes compositores.
ver mais

26.04.2010
Luís Cipriano foi mais uma vez convidado pela Interkultur como Conselheiro das Olimpíadas Corais, o maior concurso de Coros de todo o Mundo. Assim no mês de Julho Xangai e Shaoxing, na China, serão o destino do maestro.
ver mais

12.04.2010
A ACBI depois de ter recebido um convite da Câmara da Covilhã para participar numa actividade cultural da cidade, recebeu um novo ofício a frisar que afinal tinha sido engano. A ACBI e os seus sócios, lamentam mais uma vez a atitude cultural, ou falta dela, da autarquia Covilhanense.
ver mais

  • Loja


PMSCH
Metalofone Soprano Cromático, com pés e par de baquetas. 22 láminas, 40x8mm. Abafador de pedal.
Preço: 540€
ver mais

PMACH
Metalofone Alto Cromático, com pés e par de baquetas. 22 láminas, 40x8mm. Abafador de pedal.
Preço: 695€
ver mais

PMBCH
Metalofone Baixo Cromático, com pés e par de baquetas. 22 láminas, 40x8mm. Abafador de pedal.
Preço: 1 274€
ver mais

PXSCH
Xilofone Soprano Cromático, com pés e par de baquetas. 22 láminas, 40x19mm.
Preço: 543€
ver mais

PXACH
Xilofone Alto Cromático, com pés e par de baquetas. 22 láminas, 40x19mm.
Preço: 726€
ver mais

PXBCH
Xilofone Baixo Cromático, com pés e par de baquetas. 22 láminas duralinox, 40x19mm.
Preço: 1 289€
ver mais


Telefone: 275 322 151

E-mail Geral: geral@acbi.pt
E-mail Semana Internacional de Música do Luxemburgo: geral@acbi.pt
E-mail de Encomendas: encomendas@acbi.pt

Morada: Rua da Indústria, edifício Sete Fontes 6200 Covilhã

Correspondência:Apartado 347-6200 Covilhã



Cartaz Estão abertas as inscrições para o 2º Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior a decorrer em Abril de 2017 na cidade da Covilhã.



REGULAMENTO                         Ficha de Inscrição
REGULATIONS                          Application Form







Estão abertas as inscrições para o 2º Festival e Concurso Internacional de Coros da Beira Interior.
Atendendo ao cariz internacional da organização e júri, a ficha de inscrição está em inglês mas é preenchida em português.

Cartaz REGULATIONS REGULAMENTO

Application Form / Inscrição


Informações sobre Alojamentos
Accommodation Informations

Informações